quinta-feira, 28 de abril de 2011

Síndrome da Branca de Neve?


Síndrome da Branca de Neve?

O pano de fundo para a nossa análise empresarial de hoje é o clássico conto compilado pelos Irmãos Grimm que teve uma famosa adaptação pelos estúdios Disney em 1937 e há muito tempo faz parte do imaginário infantil. Estamos falando da clássica estória da Branca de Neve e os sete anões, que por muito tempo foi encarada por nós, como uma breve estória contada por nossos pais para embalar o nosso sono.

Inicialmente, tentaremos explicar o motivo deste título que mais parece uma daquelas operações da polícia federal: Administrativamente, esta titulação está ligada a uma equipe onde os subordinados podem ser metaforicamente comparados aos anões, por serem pessoas pequenas, não em tamanhos, mas em idéias, e fascinados por seus superiores, ou seja, seus chefes, aqui representado pela Branca de Neve.Este estudo é  experimental, não havendo ainda muitos artigos a respeito do tema. 

Muitos são os gestores ou chefes que padecem desta síndrome e não percebem que podem ficar obsoletos em um curto espaço de tempo. A síndrome da branca de neve pode ser diagnosticada por dois simples aspectos. Vamos a eles:

Os gestores que sofrem desta síndrome não permitem que as ideias de seus subordinados (em referência aos anões, personagens da estória), sejam vistas como ideias que contribuirão para o crescimento da empresa. Ou seja, sempre estão a frente de projetos, que podem não serem seus, fazendo o papel ultrapassado do líder que tem um grande número de seguidores que estão dispostos a cumprir fielmente a meta traçada, para ser  recompensados pela sua lealdade, com viagens  promocionais ou uma simples  foto do melhor no mês  da equipe no mural no hall de entrada empresa.  Este gestor se utiliza da competência de sua equipe para falsear sua incompetência, dando a ideia de que não há motivos para mudanças ou aprimoramento de técnicas e muito menos espaço para novas ferramentas, sejam elas tecnológicas ou corporativas, pois sabe bem que tais mudanças acarretarão profundas transformações no entendimento dos seus seguidores, podendo transformá-los em potenciais concorrentes. 
Este tipo de síndrome torna os gestores em profissionais centralizadores, que não compartilham os resultados alcançados ou informações novas.

 O segundo e último ponto desta síndrome é a lealdade cega de seus subordinados, praticamente seguidores. Onde não há espaço para os questionamentos e argumentos em seu projeto, por verem sempre o líder como um “messias” ou até mesmo um DEUS que por sua vez, está sempre certo que suas ideias serão bem vistas por todos, devido ao seu vasto conhecimento do mercado de trabalho e por sua vasta experiência. O que este gestor pode não perceber é que sua equipe pode ter ideias inovadoras, exatamente pelo fato de estarem chegando agora no mercado de trabalho. Ele também se esquece que o que espera-se hoje em dia de um bom gestor é transparência e boas relações de trabalho, valorizando sua equipe e o potencial de cada um dos subordinados. 

Se na sua empresa existe este tipo de profissional, ou se você é este profissional(Não se acanhe , pois todos nós podemos ter um pouco desta característica ou já ter agido desta forma ), tá na hora de rever conceitos pessoais e sociais , tirar um tempo para fazer novos cursos ou até mesmo mudar de setor empresarial. Tente mudar as suas atitudes e comece  a partir de agora  deixando os talentos participarem da sua  equipe de trabalho dando opiniões e sugestões em prol da melhoria da empresas.

Pense nisso e um bom começo de mudança, até breve.

Revisado por: Daniele Furtado







sábado, 23 de abril de 2011

Banda-Empresa.

BANDA- EMPRESA

Há tempos venho com a ideia de escrever um artigo neste blog sobre uma banda que vem fazendo sucesso no espaço alternativo e no cenário musical brasileiro e internacional. Particularmente, sou um grande fã desta banda que tem uma sonoridade ímpar, um estilo próprio de compor e uma alegria contagiante tanto nos palcos quanto nas  letras .  O que me  fez  escrever sobre esta banda é que, além de ser  amante do rock  e de  administração esta banda como o próprio titulo do post diz dá uma aula de empreendedorismo para todos nós.

Elogios a parte, estou falando da banda Móveis Coloniais de Acaju de Brasília-DF, que com este grandioso nome faz uma homenagem a  histórica revolta acontecida na ilha do bananal intitulada de  "*Revolta do Acaju"  onde  os índios javaés, que tradicionalmente usavam a madeira de acaju (cedro) para produzir móveis em estilo colonial, se uniram aos portugueses para expulsar da ilha do Bananal (no atual estado do Tocantins), invasores ingleses que se apoderaram da região. Sobre este  “obscuro” acontecimento há controvérsias em afirmar que este fato realmente aconteceu ou se seria na verdade uma grande jogada de marketing da banda.Polêmicas a parte vamos ao que interessa.

 Uma banda Por si só já é uma empresa, mas em particular a banda em questão é empreendedora, primeiramente por fabricar seu próprio material promocional como camisas,discos, suas turnês e seu próprio festival,isso mesmo  caros leitores eles não esperaram por gravadoras,  construíram seu festival para divulgar o seu trabalho  e quem sabe ganhar dinheiro com arte, coisa que é bastante complicada neste país.
 Abaixo, listei seis passos empreendedores de uma banda empresa:



      1-    Foco em oportunidades:
 
Os membros dos ´´Móveis`` viram que estavam sendo procurados para bailes de formaturas, festas em universidades e aproveitaram este foco para fazer um trabalho mais profissional e melhoraram a qualidade de seu produto com: iluminação,arranjos sonoros equipe técnicas e muitos outros.
  .
       2- Paixão pelo que faz:

 Aqui estou me referindo ao brilho no olhar, na paixão em fazer o que faz, seja lá em que área for. É a mesma paixão que se deve ter um escritor ao escrever sua  obra. É o amor à camisa e a causa, neste caso, à música.
           
       3 - Querer crescer sempre: 
 
Pra quem anseia buscar o sucesso, não há o que se falar em cansaço. Estagnação não é uma boa opção. Mesmo com uma jornada extremamente árdua de shows, entrevistas em rádios e  viagens, eles buscam aprimorar a gestão da Banda-Empresa  organizando novos festivais e novas formas  de divulgar seus trabalhos.

          
          4- Comprometimento: 

Este tópico é de grande valia para os novos empreendedores que queiram ter uma banda empresa devendo honrar compromissos como agendas, horários de shows, e esmerar para manter os clientes satisfeitos, colocando a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

           5- Inovação

 Procure inovar em seus produtos ou serviços, ou seja, busque sempre um diferencial ao que oferece. Identificar falhas em seus produtos e serviços, para poder oferecer algo que possa deixar seus ouvintes ou seguidores satisfeitos e  felizes.

          6-Talento 

 O seu talento é a sua ferramenta, é a sua arma para surpreender, é uma inteligência natural. É um dom divino, que todos recebem sem aviso ou manual de instrução. Portanto, use a seu favor.




*Trecho sobre a revolta do acaju  foi extraído do sitio oficial da banda.
http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br

 

Revisado por: Daniele Furtado
Fotos: Ana Claudia 

quarta-feira, 13 de abril de 2011

OFERTA DE EMPREGO.

VAGA DE EMPREGO
GERENTE DE AEROPORTO - JUAZEIRO DO NORTE

·       Empresa: Azul Linhas Aéreas Brasileiras – Voe Azul

·       Descrição
Responsável pela abertura da Base; Apoiar o atendimento de clientes; Analisar as operações e atuar junto às áreas envolvidas; Entre outras Atividades.

·       Informações referentes à empresa
Azul Linhas Aéreas Brasileiras (www.voeazul.com.br).

·       Formação desejada: Superior Cursando

·       Remuneração oferecida: A combinar

·       Local de trabalho: Juazeiro do norte

·       1 vaga aberta em: 25/3/2011

Data limite para inscrição: 24/4/2011
 *Oferta disponível no vagas online.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Agradecimentos

Olá pessoal!








Quero agradecer a todos os participantes que fizeram do curso:OFICINA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL um sucesso, pois deixaram o seu sábado para uma conversa agradável e bem humorada. Trocando informações e se aperfeiçoando cada vez mais para este mercado de trabalho tão competitivo e volátil.

Um muito obrigado especial para:

Augusta Darlene Cordeiro Silva
Antônia Samara R Alves
Cícero Sauan Rodrigues Pereira
Cícero gervânio
Débora Flávia Bezerra de Souza
Dayse Fernanda Bezerra de Souza
Elaine Vieira Peixoto
Gabriel Sávio Nobre Pereira
Irene Maria dos Santos
Jucilânio Alves Batista
Lenilton da Silva Moreira
Marcos Vinícios Furtado Gomes
Marcelo Silva Santos
Raimunda Brasil Feitosa da Sales
Raqueliny Martins Freire
Rejúlia Maria T de Macêdo
Samara Rodrigues Pereira
Yaskara Rodrigues Alencar


Em Junho “Descobrindo um novo eu emocional”
curso de Inteligência emocional.

Grato professor Tiago de Oliveira