quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A EVOLUÇÃO DO TERMO RECURSOS HUMANOS (RH) AOS DIAS DE HOJE.

A EVOLUÇÃO DO TERMO RECURSOS HUMANOS (RH) AOS DIAS DE HOJE.


Algum tempo atrás chamavam-na de relações industriais (RI) e durante um longo tempo a fio, representou a maneira impositiva e limitativa pela qual as organizações tratavam seus funcionários. Somente no início da década de 70, passou-se a utilizar o termo recursos humanos (RH) que teve enorme popularidade em todo o mundo trazendo para a administração empresarial uma postura, mais aberta e dinâmica em relação aos funcionários, o termo em questão serviu para analisar a área de administração que lida com os aspectos relativos aos elementos humanos no ambiento organizacional. 

Com o passar do tempo surgiram  várias denominações, algumas ainda são encontradas  em livros e artigos científicos que tratam do tema tais quais: Administração de recursos humanos (ARH) que chiavenato conceitua como “conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações” (p.9; 2005), administração de pessoas e ainda administração de desenvolvimento de recursos humanos e muitos outros. Vale ressaltar que sempre que encontrarmos algumas destas denominações estamos falando do mesmo tema.

É importante assimilar que Recursos humanos não é nenhuma novidade. É tão antigo quanto o homem, o que muda é apenas a forma de conceitualização e utilização nas áreas organizacionais dos dias de hoje.

Quando nossos antepassados saiam para pescar, caçar e escolhiam um líder para uma determinada ação, estavam praticando recursos humanos, que hoje chamamos de seleção de pessoas, o ensinamento de plantar, colher, efetivado pelos mais velhos aos iniciantes, era a prática de treinamento de pessoas e assim sucessivamente.

Flávio Toledo em seu livro, o que são recursos humanos (1999, p.8) define recursos humanos como “conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visam contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado. Seja privado ou público, desempenhe ele atividade de trabalho, lazer, ação política ou religiosa, etc.”.

Quando tomamos como base a citação acima podemos observar que o papel do RH estava visado apenas para treinamento e manutenção, ou seja, vendo o ser humano apenas pela ótica de F. Taylor (1856-19915), onde visava á simplificação e a execução de uma tarefa objetivando a redução do tempo consumido e aumentando a utilização de mão de obra pouco qualificada, ou ainda, a elaboração total ou quase total de um produto por uma pessoa ou pequenos grupos e substituídos pela utilização de um exército de trabalhadores onde cada um exerce apenas uma função ou como o próprio autor descreve.

 “Cada um executando uma migalha dessa fabricação, uma migalha propositalmente simples afim de não poder haver erros e mais importante para que seja necessário e até (desaconselhado e evitado) que o trabalhador pense,é a mão trabalhando e a cabeça dormindo”.

Como podemos perceber a valorização do capital humano, o conhecimento não era necessário para as organizações do século passado. Hoje antes de tudo temos que entender que gente não é recurso e sim parceria, gente tem emoções, sensibilidades, modelos mentais, por isso temos que incorporar nas organizações a idéia de que gestão de seres humanos, holisticamente somos seres integrais. Este é o campo da nova atuação organizacional,assim sendo a missão mais nobre nesse âmbito no século XXI é desenvolver pessoas,uma empresa e a integração dessas pessoas que se unem por  acreditar em  um projeto,por isso temos que ter consciência que a utilização do capital intelectual deve ser prioridade na nova gestão organizacional.

REFERÊNCIAS
 
CHIAVENATO,Idalberto.Como transformar RH (de centro de despesas) em um centro lucrativo.2º Ed.São Paulo: Makron Books,2000.

TOLEDO,FLÁVIO de. O que são recursos humanos.São Paulo: Brasiliense 1999 ( coleção primeiros passos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário