terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Marketing 3.o!


Marketing 3.0!

Chamado por muitos administradores de guru ou pai da administração, o escritor Philip Kotler traz à tona novas idéias de marketing, que segundo alguns especialistas no assunto, irão renovar o conceito de marketing de muitas empresas em todo o mundo.

Em décadas passadas um produto com boa qualidade e preço baixo era um grande trunfo para as empresas conquistarem seus clientes, visando essencialmente o lucro. Porém, esta realidade está mudando. Os clientes desta nova década estão cada vez mais interessados em satisfazer não somente suas necessidades físicas ou estéticas, mas estão agregando a elas valores éticos e ideológicos.

  Segundo Kotler, "Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seus anseios de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. (...) As pessoas buscam empresas que atendam suas mais profundas necessidades sociais e ambientais em missão, visão e valores" Esta mudança significativa no setor corporativo é chamado por ele de marketing 3.0, ou trocando em miúdos, marketing pra dentro.

Ainda com base em seu ponto de vista, já não basta mais ter funcionários “ultra qualificados”, mas sim funcionários satisfeitos com o serviço prestado pela empresa e por estarem trabalhando nela. Até aí, nenhuma novidade ao meu ver. A novidade está na utilização por parte dos funcionários das inúmeras ferramentas de informática disponíveis e grátis tais como Twitter, facebook e Orkut. Esta é uma forma simples, prática e barata de estreitar o relacionamento com os clientes tendo como vantagem um feedback imediato da aceitação do produto e da marca, agregando valor e empolgando seus clientes.

CARACTERÍSTICAS DO NOVO MARKETING 3.0 APONTADAS POR PHILIP KOTLER:

- Marketing da missão: Missão é ajudar o cliente a realizar suas aspirações e seu lado da compaixão;

- Marketing de valores: mostrar novos valores que façam a diferença;

- Marketing da visão: transmitindo a visão de sustentabilidade corporativa para os acionistas, colaboradores e consumidores 
 As marcas terão que oferecer "significado" e "autenticidade" através de novos valores e uma nova visão mercadológica.

 Livros de Philip Kotler em português *

  • KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição.
  • KOTLER, Philip. Marketing no Setor Público. Bookman Companhia. 1ª edição, 2007,
  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Prentice Hall Brasil, 12ª edição, 2007,
  • KOTLER, Philip. Dez Pecados Mortais do Marketing. Campus, 1ª edição, 2004, KOTLER, Philip; PFOERTSCH, Waldemar. Gestão de Marcas em Mercados. Prentice Hall Brasil, 1ª edição, 2007,
  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing. LTC, 4ª edição, 2000.
  • KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Deve Saber. Campus, 3ª edição, 2003.
  • KOTLER, Philip; REIN, Irving; HAIDER, Donald H.; GERTNER, David. Marketing de Lugares. Prentice Hall Brasil, 1ª edição, 2005. KOTLER, Philip; SHIELDS, Ben; REIN, Irving. Marketing Esportivo. Bookman Companhia. 1ª edição, 2007,
  • KOTLER, Philip. Marketing Essencial: Conceitos Estratégias e Casos. Prentice Hall Brasil. 2ª edição, 2004, KOTLER, Philip; BES, Fernando Trias de. Marketing Lateral. Campus, 1ª edição, 2004, KOTLER, Philip. O Marketing sem Segredos. Bookman Companhia, 1ª edição, 2005.
  • KOTLER, Philip; SIMON, Françoise. Construção de Biomarcas Globais: Levando a Biotecnologia ao Mercado. Bookman Companhia, 1ª edição, 2004, 300p.  
  • Philip; REIN, Irving J.; STOLLER, Martin. Marketing de Alta Visibilidade. Makron, 1ª edição, 1999
  • KOTLER, Philip. Marketing em Ação. Campus, 1ª edição, 2002.
  • KOTLER, Philip; BLOOM, Paul N.; HAYES, Thomas. Marketing de Serviços Profissionais. Manole. 1ª edição, 2002,
  • KOTLER, Philip; FOX, Karen F. A. Marketing Estratégico para Instituições Educacionais. Atlas, 1ª edição 1998.
  • KOTLER, Philip; Marketing para o século XXI. Ediouro, 1ª edição 2008. 
*Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Philip_Kotler

REVISADO POR DANIELE FURTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário