quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CURRICULO VITALE = MARKETING PESSOAL


CURRICULO VITALE = MARKETING PESSOAL
Muitos são os anseios dos estudantes universitários em ingressar no primeiro emprego, alguns anúncios publicados em sítios, rádio, são chamativos e fazem com que vários  currículos cheguem ao local solicitado.
Pois bem ,o currículo vitale ( CV )é o seu primeiro passaporte para o  emprego, e ele que fornecerá todos os dados necessários para uma possível  triagem de uma seleção com o pessoal dos Recursos Humanos- RH. Os dados inclusos no currículo tem que ser condizente ao cargo fornecido pele empresa, este é um dos pontos em que muitos cv´s são descartados logo na primeira leitura, ou seja, se a vaga for para telemarketing nada de colocar curso de modelo e manequim ou torneiro mecânico.
Um bom  CV não precisa ser extenso ,tem que ter no máximo duas laudas, portanto escolha com cuidado os cursos,estágios ou experiências profissionais,sempre é bom colocar os mais recentes isso indica que você está sempre se atualizando. Uma dica relevante, nunca  colocar dados falsos como: supostos lugares que já trabalhou, cursos não certificados, pois na entrevista de seleção a falta de experiência profissional é percebida rapidamente. Dados pessoais como CPF e RG não são necessários, pois são dados sigilosos que caindo em mãos erradas poderá acarretar sérios prejuízos a sua pessoa.
Sempre faça o seu  próprio currículo, existem sítios que fornecem  o modelo gratuito para download nada de comprar em livrarias pois já estão fora de cogitação.
Algumas das  maiores dúvidas  são: colocar ou não a foto, bem isto fica a critério da empresa mas se ela não exigir o mais aconselhável é não colocar.
Não informe pretensão salarial ou último salário exceto se for solicitado pela empresa, no quesito idiomas como todos os outros seja verdadeiro ao mencionar seu conhecimento em línguas estrangeiras, por exemplo: espanhol básico, inglês fluente para escrita. Caso queira colocar o objetivo do seu currículo seja  honesto  sabendo suas reais habilidades e disposição para trabalhar.
Bem estas dicas serão válidas para ter um bom desempenho até  a entrevista que será o nosso post  da próxima semana ate lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário