sábado, 23 de abril de 2011

Banda-Empresa.

BANDA- EMPRESA

Há tempos venho com a ideia de escrever um artigo neste blog sobre uma banda que vem fazendo sucesso no espaço alternativo e no cenário musical brasileiro e internacional. Particularmente, sou um grande fã desta banda que tem uma sonoridade ímpar, um estilo próprio de compor e uma alegria contagiante tanto nos palcos quanto nas  letras .  O que me  fez  escrever sobre esta banda é que, além de ser  amante do rock  e de  administração esta banda como o próprio titulo do post diz dá uma aula de empreendedorismo para todos nós.

Elogios a parte, estou falando da banda Móveis Coloniais de Acaju de Brasília-DF, que com este grandioso nome faz uma homenagem a  histórica revolta acontecida na ilha do bananal intitulada de  "*Revolta do Acaju"  onde  os índios javaés, que tradicionalmente usavam a madeira de acaju (cedro) para produzir móveis em estilo colonial, se uniram aos portugueses para expulsar da ilha do Bananal (no atual estado do Tocantins), invasores ingleses que se apoderaram da região. Sobre este  “obscuro” acontecimento há controvérsias em afirmar que este fato realmente aconteceu ou se seria na verdade uma grande jogada de marketing da banda.Polêmicas a parte vamos ao que interessa.

 Uma banda Por si só já é uma empresa, mas em particular a banda em questão é empreendedora, primeiramente por fabricar seu próprio material promocional como camisas,discos, suas turnês e seu próprio festival,isso mesmo  caros leitores eles não esperaram por gravadoras,  construíram seu festival para divulgar o seu trabalho  e quem sabe ganhar dinheiro com arte, coisa que é bastante complicada neste país.
 Abaixo, listei seis passos empreendedores de uma banda empresa:



      1-    Foco em oportunidades:
 
Os membros dos ´´Móveis`` viram que estavam sendo procurados para bailes de formaturas, festas em universidades e aproveitaram este foco para fazer um trabalho mais profissional e melhoraram a qualidade de seu produto com: iluminação,arranjos sonoros equipe técnicas e muitos outros.
  .
       2- Paixão pelo que faz:

 Aqui estou me referindo ao brilho no olhar, na paixão em fazer o que faz, seja lá em que área for. É a mesma paixão que se deve ter um escritor ao escrever sua  obra. É o amor à camisa e a causa, neste caso, à música.
           
       3 - Querer crescer sempre: 
 
Pra quem anseia buscar o sucesso, não há o que se falar em cansaço. Estagnação não é uma boa opção. Mesmo com uma jornada extremamente árdua de shows, entrevistas em rádios e  viagens, eles buscam aprimorar a gestão da Banda-Empresa  organizando novos festivais e novas formas  de divulgar seus trabalhos.

          
          4- Comprometimento: 

Este tópico é de grande valia para os novos empreendedores que queiram ter uma banda empresa devendo honrar compromissos como agendas, horários de shows, e esmerar para manter os clientes satisfeitos, colocando a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

           5- Inovação

 Procure inovar em seus produtos ou serviços, ou seja, busque sempre um diferencial ao que oferece. Identificar falhas em seus produtos e serviços, para poder oferecer algo que possa deixar seus ouvintes ou seguidores satisfeitos e  felizes.

          6-Talento 

 O seu talento é a sua ferramenta, é a sua arma para surpreender, é uma inteligência natural. É um dom divino, que todos recebem sem aviso ou manual de instrução. Portanto, use a seu favor.




*Trecho sobre a revolta do acaju  foi extraído do sitio oficial da banda.
http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br

 

Revisado por: Daniele Furtado
Fotos: Ana Claudia 

4 comentários:

  1. Muito bom!
    Não entendo nada de administração mas eu, como fã da Móveis, percebo nitidamente a inteligência dos caras tanto nas vendas de cd/dvd e camisetas quanto pra promover seu trabalho de diversas formas. Muito bom!
    Parabéns aê Tiago pelo texto. Mais gente deveria ler isso. ;]

    Hellen de Paula - BH/MG

    ResponderExcluir
  2. Obrigado hellen o importante não é saber algo sobre administração, mas sim ser sensível em compreender que de tudo pode ser tirado boas idéias administrativas eu também adoro o som deles. valeu por visitar o administração pop
    Grato Tiago de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, achei seu blog na página do Móveis Coloniais de Acaju, os caras são muito bons, o mais importante não é somente a forma de tocar e cantar, a interpretação é que chama atenção, não tem como não curtir os caras.
    Um show desses no Cariri acho eu que teria público sim, principalmente da parte universitária que não é adepta ao forró de plástico.

    ResponderExcluir
  4. Grato Carlos Andre, por visitar o meu blog.
    fique avontade pra curtir e comentar os textos.
    Tiago de Oliveira

    ResponderExcluir