sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É hora da entrevista.


 É hora da entrevista.

O telefone toca, você atende e uma voz menciona que você foi selecionado para participar de uma entrevista na empresa a qual sempre sonhou trabalhar.

É agora? O que fazer para ser bem sucedido nesta etapa?

ü   Um bom começo é chegar com meia hora de antecedência do horário combinado, isso mostra seu respeito e compromisso com a empresa que futuramente irá trabalhar. Caso seja contratado, tenha este costume como um hábito, será sempre bem visto por todos da instituição.

ü  Pesquise com antecedência sobre a empresa, desde quando ela atua no mercado, qual é a visão e missão da empresa, o relacionamento com os clientes e fornecedores. Isso fará que você tenha uma melhor noção para responder algumas perguntas relevantes para ser contratado. Esta pesquisa te dará uma boa visão se a empresa enquadra-se perfeitamente com o seu perfil pessoal e profissional.

ü  No quesito roupas, seja discreto. Se for mulher, nada de decotes ou saias demasiadamente curtas. Adereços como jóias, pulseiras e  brincos, também são importantes, desde que discretos. Se for homem, mesmo que não goste compareça à entrevista com traje esporte fino. Nada de camisas de times de futebol ou bandas de rock. Caso venha a usar camisas que tenha algo escrito em um outro idioma, que não seja o português, certifique-se da mensagem que você esta transmitindo. Isso poderá ser prejudicial dependendo do entrevistador.

ü    Só responda o que for necessário e perguntado. Nada de gírias ou expressões da moda e/ou regionalistas, deixe este linguajar para conversas entre amigos.

ü  Evite uma atitude muito íntima com o recrutador, por  outro lado, evite também uma postura submissa ou tímida durante a sua entrevista. Encare o entrevistador nos olhos de igual para igual.

ü  Mostre equilíbrio emocional. Pessoas que demonstram tranqüilidade e desenvoltura tendem a ser bons profissionais e isso pode ser determinante nesta fase.

ü  Não tenha medo ou receio de falar dos próprios defeitos, fale sobre eles com naturalidade, demonstre confiança para assumi-los e diga como você lida com eles.

P.S: ´´Em uma pesquisa, 56% das empresas declararam que as entrevistas são a parte mais importante do processo de seleção ,e 90% afirmaram ter mais confiança nesse método do que em qualquer outro.``
* P.S- extraído do livro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.  George T/Jonh W pág: 224

Próximo post será sobre perguntas freqüentes na entrevista, fique atento ate lá.

REVISADO POR: Daniele Furtado



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cursos gratuitos pela FGV online

Cursos gratuitos pela FGV online
 O FGV Online, membro do OCWC, oferece cursos gratuitos abertos a todos, sem pré-requisitos, e em diferentes áreas de conhecimento. Basta acessar o sítio da instituição e fazer o seu cadastro, mas vale salientar que só poderá fazer um curso por vez.  Logo que entrar  na página da FGV do seu lado esquerdo terá um, quadro com o nome  Cursos Gratuitos saiba mais.clique na barra saiba mais e  abrirá o linck que está logo abaixo deste texto ,então clique no curso desejado e faça sua inscrição  com o seu CPF pode confiar e para gerar seu certificado, digite seu e-mail e clique no quadro QUERO ME CADASTAR . Preencha todos o formulário a pós esta etapa e só voltar a pagina com o nome dos cursos ,digitar seus dados e clicar na barra JÁ SOU CADASTRADO e você automaticamente iniciará o seu curso. Esta são ideais para você que deseja fazer um upgrade em sua carreira.
Os cursos estão divididos da seguinte forma:
 Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial - carga horária de 5h
Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia - carga horária de 5h
Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h
Cursos para professores do Ensino Médio - carga horária de 30h
Maiores informações: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Série “Economia da Inclusão”


Série “Economia da Inclusão”
Texto extraído do portal verdes mares
Bom Dia Ceará exibe série especial a patir de terça (9)
O Bom Dia Ceará vai mostrar, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, uma série de reportagem sobre os caminhos para quem quer fazer um pequeno empréstimo para investir no próprio negócio.
Nossos repórteres percorreram os bairros da periferia da capital para identificar experiências dos chamados bancos comunitários: vizinhos que se unem para fazer financiamentos coletivos.
Você vai conhecer o exemplo dos moradores de Messejana. Eles se juntaram, fizeram um empréstimo coletivo e hoje cada um tem o seu negócio.
Veja os temas em cada um dos dias:
Na 1ª reportagem (09/11): o impacto desses negócios na economia e o perfil das pessoas que pedem financiamento;
Na 2ª reportagem (10/11): você vai saber como começar um negócio com R$ 100,00. Pode parecer pouco, mas foi o suficiente para dar o pontapé inicial na mudança de vida dos moradores de uma comunidade de Fortaleza.
Na 3ª reportagem (11/11): a história de dois cearenses que não se intimidaram com as limitações do corpo e montaram o negócio próprio. Mesmo com deficiência física ou de visão, eles conseguiram ânimo e crédito para crescer e superar muitas dificuldades.
Maiores informações : http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara