sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É hora da entrevista.


 É hora da entrevista.

O telefone toca, você atende e uma voz menciona que você foi selecionado para participar de uma entrevista na empresa a qual sempre sonhou trabalhar.

É agora? O que fazer para ser bem sucedido nesta etapa?

ü   Um bom começo é chegar com meia hora de antecedência do horário combinado, isso mostra seu respeito e compromisso com a empresa que futuramente irá trabalhar. Caso seja contratado, tenha este costume como um hábito, será sempre bem visto por todos da instituição.

ü  Pesquise com antecedência sobre a empresa, desde quando ela atua no mercado, qual é a visão e missão da empresa, o relacionamento com os clientes e fornecedores. Isso fará que você tenha uma melhor noção para responder algumas perguntas relevantes para ser contratado. Esta pesquisa te dará uma boa visão se a empresa enquadra-se perfeitamente com o seu perfil pessoal e profissional.

ü  No quesito roupas, seja discreto. Se for mulher, nada de decotes ou saias demasiadamente curtas. Adereços como jóias, pulseiras e  brincos, também são importantes, desde que discretos. Se for homem, mesmo que não goste compareça à entrevista com traje esporte fino. Nada de camisas de times de futebol ou bandas de rock. Caso venha a usar camisas que tenha algo escrito em um outro idioma, que não seja o português, certifique-se da mensagem que você esta transmitindo. Isso poderá ser prejudicial dependendo do entrevistador.

ü    Só responda o que for necessário e perguntado. Nada de gírias ou expressões da moda e/ou regionalistas, deixe este linguajar para conversas entre amigos.

ü  Evite uma atitude muito íntima com o recrutador, por  outro lado, evite também uma postura submissa ou tímida durante a sua entrevista. Encare o entrevistador nos olhos de igual para igual.

ü  Mostre equilíbrio emocional. Pessoas que demonstram tranqüilidade e desenvoltura tendem a ser bons profissionais e isso pode ser determinante nesta fase.

ü  Não tenha medo ou receio de falar dos próprios defeitos, fale sobre eles com naturalidade, demonstre confiança para assumi-los e diga como você lida com eles.

P.S: ´´Em uma pesquisa, 56% das empresas declararam que as entrevistas são a parte mais importante do processo de seleção ,e 90% afirmaram ter mais confiança nesse método do que em qualquer outro.``
* P.S- extraído do livro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.  George T/Jonh W pág: 224

Próximo post será sobre perguntas freqüentes na entrevista, fique atento ate lá.

REVISADO POR: Daniele Furtado



Nenhum comentário:

Postar um comentário