sábado, 3 de dezembro de 2011

O jardineiro e o marketing


O jardineiro e o marketing
Texto adaptado do livro “Liderança e Motivação”.


Um elemento bastante relevante diz respeito ao significado que cada pessoa percebe em relação ao seu trabalho. Muitas percebem as funções realizadas apenas sob uma ótica operacional, sem ter a real perspectiva de que forma aquilo que realizamos é significativo na vida dos outros, como por exemplo, clientes internos e externos. Muitas realizam o seu trabalho na terrível idéia que não contribui para nada. Pura ilusão e total engano pensar assim, estas pessoas precisam de ajuda para compreender o significado do trabalho que executam e perceber a dimensão do impacto que o mesmo provoca na vida das pessoas que convivem diretamente ou indiretamente no âmbito organizacional que ela se em quadra.

È função do gestor transmitir aos colaboradores que compõem sua equipe a importância do trabalho de cada um, e isso deve ser realizado de forma autêntica e empática. Antes, porém; o dever de casa: o gestor deve pensar na relevância de seu próprio trabalho e, então, pensar o mesmo para cada membro de sua equipe. E tal relevância deve ser considerada em relação aos diferentes públicos: os clientes que procuram a empresa, os colaboradores que fazem parte da sua equipe de trabalho, os colaboradores que realizam os serviços terceirizados, ou seja, á empresa de uma forma holística.
Um exercício: o que faz um jardineiro? Cuida de plantas? Talvez essa fosses sua resposta imediata. Mas pensar assim não seria uma visão operacional?
Vergara (2003) esclarece:
Um amigo meu contou-me este caso. Foi visitar uma empresa. Pra entrar, tinha necessariamente de passar por um jardim.

Era lindo. Viu o jardineiro, abaixado, cuidando das plantas. Não resistiu a fazer-lhe um elogio.
- É você quem cuida do jardim? Parabéns! Ele está lindo!
-Respondeu todo sorridente o jardineiro:
-Ah! Obrigado, é que eu sou um homem de marketing...
- De marketing? – surpreendeu-se o meu amigo.
- É. Por onde as pessoas passam primeiro?  Qual é o cartão de visita da empresa? Então eu sou um homem de marketing.
Sem dúvida. Ele era.
Percebemos, através dessa passagem, que esta pessoa compreendia o sentido do seu trabalho. E, além disso, podemos afirmar que o fato de encontrar sentido na atividade que desempenhava agregou mais valor ao que fazia, e assim sentia-se mais valorizado e motivado! Vale ressaltar que as equipes de sucesso têm seus membros atuando nessa perspectiva. 
Portanto, como gestor, você pode buscar nesse pequeno exemplo fonte de inspiração para lapidar sua prática gerencial. Inicie refletindo: E então, qual é a importância do seu trabalho? E do trabalho daqueles que compõem a sua equipe?
Como vimos, perceber o significado do trabalho que realizamos é elemento fundamental para um real envolvimento com os propósitos institucionais.
Pense nisso um grande abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário