quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O porquê da administração pop

Antes de iniciarmos realmente a explicação deste titulo do meu blog faz-se necessário uma reflexão sobre administração ser hoje um dos cursos mais populares e com o maior número de escritos no pais. Segundo dados do censo da educação superior 2007 divulgado pelo MEC (ministério da Educação) em fevereiro de 2009, a carreira registrou 16,4% do total das matriculas com 798.755 alunos cadastrados, e um total de 120.562 de concludentes.
Pesquisa similar do INEP (instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira) mostrou que havia 4.880.381 estudantes em 2007, este pungente crescimento pela profissão de administração dar-se devido ao aumento das instituições privadas que crescem no pais. Pois para fazer uma escola de administração não necessita de grandes investimentos em laboratórios ou com instalações caras como acontecem em outras áreas como e o caso de fisioterapia e engenharia por exemplo. Isso explica não só o crescimento apontado pelo MEC, mas também a facilidade de “entrar no mercado de trabalho”, ou seja, de e abrir novos cursos de administração e  afins.
Este gigantesco amor e admiração pelo curso de administração rápido e não planejado coloca em cheque o ensino da profissão chamada por muito de ciências, pois muitas IES (instituições de Ensino Superior) são meras fábricas de diplomas universitários. Estas ameaçam torna-se o ensino ,medíocres ou de baixo nível para alunos medíocres e de baixo nível que querem apenas uma titulação superior. Esta indignação que faço através deste espaço nada mais e uma proclamação aos conselhos a nível federais e estaduais que não fiscalizam as instituições e nem mesmo exigem uma formação dos professores voltados para a área já que para lecionar em administração basta ter um vasto conhecimento do mercado, mas este e um assunto para um próximo pots
Enquanto ao termo pop a explicação mais concreta que sei e que significa a abreviação da palavra popular ou da palavra “poppy” em inglês. Sendo assim a administração e mesmo pop.
PS – dados da pesquisa extraído do sitio http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/02/03/ult105u7548. jhtm
Tiago de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário