quinta-feira, 24 de abril de 2014

Papo carreira...

Papo carreira...

Recebi em minha caixa de e-mail esse artigo da editora gente falando  do livro Carreira 360 Graus do autor Célio Antunes presidente de um dos maiores centros educacionais, o Grupo  Impacta Tecnologia. Com sua experiência, Célio  revela o método que o fez crescer e ser hoje um grande executivo.
Resolvi compartilhar  com vocês caros leitores essa dica de livro, tenham todos uma boa leitura e até breve...

As empresas cada vez mais buscam profissionais que consigam tirar seus projetos e metas do papel e empreender dentro da própria organização. São profissionais que, ainda que tenham muitos degraus para subir, atuam como donos da empresa, pois sentem-se como uma peça-chave para o desenvolvimento da corporação – por isso são chamados de intraempreendedores ou empreendedores corporativos.

Célio Antunes De Souza autor do livro:Carreira 360°Grau.
Para desenvolver essa característica, Célio Antunes, autor do livro Carreira 360 Graus (Editora Gente, R$ 29,90), afirma que é preciso estar aberto às novas demandas e aprender a construir o que chama de Visão de Ciclo Completo (VCC). “Trata-se de um exercício mental em que você monta diferentes cenários futsuros e analisa os impactos resultantes desses cenários. Tudo isso antes de colocar algo em prática”, explica.

Segundo o autor, com a VCC você terá uma visão ampla e perceberá que cada movimento e escolha que fizer irá refletir no seu futuro profissional. Conseguirá enxergar coisas importantes para construir uma base sólida para a sua carreira e terá mais embasamento para decidir se segue por um caminho ou por outro.

A VCC é um hábito e a sua base é o conhecimento – quanto mais você perceber os acontecimentos ao seu redor e a mecânica do mundo, entender a história dos países, das empresas e das pessoas, mais facilidade você vai ter em construir mentalmente os possíveis cenários futuros.

Qualquer pessoa em qualquer atividade, em qualquer momento e em qualquer lugar do mundo pode desenvolver a VCC tanto para a vida pessoal como para a vida profissional. Os momentos ideais para fazer esse exercício mental são aqueles em que você está fora da empresa, sozinho ou em uma conversa informal, quando a cabeça pode fluir à vontade. “Para mim, é parecido com um jogo de xadrez. Vou construindo as jogadas seguintes”, diz Célio Antunes.

O objetivo é entender o passado e compreender o que acontece agora para enxergar as possibilidades do futuro. Imagine que você pretende sugerir uma ideia para o seu gestor. Quando você fizer o exercício de VCC, precisa ter em mente: a visão dos interesses dos terceiros; a visão do que a empresa de fato espera de você como executivo; a visão do que o cliente realmente espera da empresa, e por aí vai. “Ou seja, você precisa olhar para todos os lados a fim de conseguir entender o seu papel naquela organização e detectar como pode ajudar a empresa a tingir os objetivos”.

Dessa maneira, você reunirá mais elementos para dar uma ideia que efetivamente atenda a todas e, ainda, mostra que você é um profissional que consegue olhar além, “simplesmente porque se dará tempo de pensar e amadurecer as ideias”, defende o autor.




quinta-feira, 10 de abril de 2014

VAMOS ACABAR COM O “DEIXA PARA DEPOIS”


VAMOS ACABAR COM O “DEIXA PARA DEPOIS”

É só surgir uma atividade que não gostamos para entrarmos no modo lento de execução. Pior ainda quando postergamos ao máximo e colocamos na nossa lista de tarefas odiosas. Pode ser uma conversa com um cliente desagradável, um formulário que você considera inútil ou até mesmo um projeto que foi pedido  e que você sabe que dificilmente sairá do papel.
Porém, acredite: atacar a sua lista é essencial para garantir a produtividade diária.

Bem-vindo ao time!
Que atire a primeira pedra quem realiza com prazer todos os afazeres diários! Não há nada de errado em não gostar de determinada tarefa. E, infelizmente, somente a experiência e a sabedoria vão ensiná-lo como diminuir a quantidade de itens da sua lista negra. Antes de mais nada, conscientize-se que você não está sozinho!

Fonte constante de estresse
É só lembrar da sua existência para a irritação tomar conta. Então, coloque na cabeça que é algo que você precisa fazer e ponto final. Quando você riscar o inconveniente dos seus afazeres sentirá uma sensação de alívio que certamente compensará. Quem não quer um estresse a menos na vida?

Fato: a atividade não desaparecerá sozinha
Não adianta deixar para depois. Nem esperar por um milagre ou mágica. Além de continuar no mesmíssimo lugar, outros trabalhos irão aparecer e a sua lista só irá aumentar. Então, finalize o quanto antes!

E nem adianta usar a velha desculpinha...
São muitas as justificas que você irá criar. Sempre haverá outra tarefa mais importante e que facilmente deixará você convencido de que você tem razões suficientes para não por um ponto final. Não agora.

Então, vamos por partes?
Você já está convencido de que o “deixa para depois” não leva a lugar nenhum. Então, mãos a obra. Pegue a sua lista negra de atividades por fazer. Provavelmente você deve ter pelo menos dois ou três itens. Divida-os em subitens e comece pelos mais fáceis e rápidos. E o que não é possível dividir, como a conversa com o cliente chato? A boa notícia é que é apenas um encontro. Foque em como a finalização de um pequeno evento pode ser benéfica para a sua carreira, ou ao menos no alívio momentâneo que você sentirá quando não tiver que pensar mais nisso.