terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O QUE ELES QUEREM EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?



O QUE ELES QUEREM EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?
 
O seu currículo foi aprovado, a entrevista foi um sucesso. Agora só falta se dar bem na dinâmica de grupo. Para alguns candidatos a emprego esta parte da seleção é o ponto mais crítico. De forma geral, as pessoas tendem a não gostar desta forma de selecionar, talvez por não entender a importância desta atividade.

Se bem elaborada e desenvolvida pode ser melhor  que qualquer teste psicológico, afirmam alguns estudiosos e especialistas em RH.

Se você  for convidado a participar de uma dinâmica de grupo em um processo de seleção de emprego o melhor a fazer é participar. Lembre-se que todas as suas atitudes serão avaliadas, desde o momento em que você chega à empresa até a hora de ir embora, sobretudo o seu comportamento diante dos outros candidatos.

Mas quais  pontos são realmente avaliados pelos recrutadores na dinâmica de grupo?

Um ponto de grande valia é o trabalho em equipe, como foi o seu comportamento em relação aos participantes, se soube ouvir e explicitar suas ideias com clareza. É importante ainda verificar se a proposta da dinâmica foi atendida. Estas são as principais questões  analisadas e avaliadas pelos recrutadores.

 Outra característica importante a ser desenvolvido é a criatividade. Fazer algo inovador, ir além do esperado, desenvolver de forma prática e simples o que foi pedido. Um exemplo de dinâmica muito utilizada pelos recrutadores é colocar objetos no centro da sala e pedir que os participantes escolha um objeto, mostrando outras maneiras de  utilizar o objeto escolhido. Nesta dinâmica sugiro que crie  duas ou três  maneiras de utilizar o objeto demostrando assim  seu lado criativo, afinal a empresa sempre valoriza o funcionário com esta qualidade.

Nunca em uma dinâmica de grupo tente se valorizar demais tentando se sobressair, ou demonstrando não valorizar a opinião do colega. Todas as pessoas podem coolaborar de alguma forma, mesmo que diferente do seu modo de fazer.O profissional que finge um comportamento uma hora ou outra se torna vítima da própria armadilha. “Às vezes a preocupação em transmitir certa imagem é tão exacerbada que o candidato não consegue se concentrar nas atividades propostas pelo recrutador.”


Por ultimo e não menos importante,procure deixar as avaliações para depois. Imagine-se depois da dinâmica rindo de tudo que aconteceu e que você aprendeu  acerca de como lidar com esse tipo de situação.

Não demonstre estar insatisfeito. Isso pode contar pontos negativos e fazer com que as pessoas te olhem de maneira diferente.

  Bem este é o ultimo artigo deste ano espero retornar em breve.De antemão desejo a todos os seguidores e visitantes deste blog um feliz 2013 até lá...se a profecia não se concretizar....claro!!!!!




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

EREADM 2013 – Encontro Regional Dos Estudantes De Administração No Maranhão


EREADM 2013 – Encontro Regional Dos Estudantes De Administração No Maranhão

O Encontro Regional dos Estudantes de Administração no Maranhão (EREADM São Luís 2013) é um evento que traz um novo conceito em sua proposta. Participação, interatividade e representação são alguns dos valores componentes dessa nova forma de se realizar um evento. Por isso a comissão organizadora do Encontro propôs um concurso, em que os próprios estudantes definem o tema e os palestrantes que compõem a sua grade científica. E como funciona esse concurso?
  1. Os estudantes montam suas equipes (03 a 05 membros) e se inscrevem no site do EREADM (www.ereadm.com.br). Nesta etapa, cada equipe enviará uma proposta de tema do evento, o embasamento e justificativa, e por último, 3 palestrantes que preencham o tema escolhido;
  2. Uma comissão avaliadora, composta pelos presidentes do Conselho Regional de Admininistração (CRA-MA), Sindicato dos Administradores do Maranhão (SINADMA), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) da Federação Nacional dos Estudantes de Administração no Maranhão (FENEAD-MA), Representante da Escola de Negócios Excellence ENE e o Reitor do Centro Universitário do Maranhão (UniCeuma), irá indicar as três melhores propostas, tomando por base critérios como criatividade e adequação do tema ao cenário local e regional;
  3. A partir daí, começa a segunda etapa do concurso, aonde as três equipes finalistas terão suas propostas votadas abertamente numa enquete no Facebook do EREADM;
  4. A proposta da equipe vencedora será escolhida como o tema oficial do EREADM, e será contemplada com 10 cortesias do evento. As duas outras equipes ganharão uma cortesia para cada membro inscrito..